Na esteira das tendências vintage na moda, muita coisa boa voltou. Também tivemos que engolir muita coisa ruim com cara de repaginada (ou ninguém percebeu que o balonê, do jeito que veio, já foi?), mas não imaginei que ia ver tanta fumacinha em ensaios de 2011.
Estas três fotos são de editorias recentes e servem apenas para ilustrar algo que andamos vendo até demais: modelos fumando ou se insinuando com o cigarro. Não sei se você aí fuma ou não, mas com a Lei Anti-Fumo vigorando em diversas cidades do mundo, me parece um pouco estranho querer retomar a glamourização do cigarro.
Na primeira foto, inclusive, o "acessório" é perfeitamente dispensável. A modelo não interage com ele, não olha pra ele, não fuma, não faz nada. Simplesmente o usa como se ele fosse responsável por sua carinha de um milhão de dólares - e todos sabemos que não é bem por aí.
Em março, Lady Gaga participou do desfile da grife Thierry Mugler e foi questionada por ter atravessado a passarela fumando. Para ser bem sincera, prefiro isso como uma expressão artística no espaço conceitual do desfile do que em fotografias estáticas, que "eternizam" e enfocam única e simplesmente o momento do fumo.
É claro que muitas modelos fumam - outras se drogam e outras fingem que não são anoréxicas -, mas isso não interessa artisticamente ao mundo, fora que é possível que muitas meninas estejam tendo que aprender a fumar para fotografar. E, lógico, até a foto ficar perfeita, sabe-se lá quantos cigarros já foram, não é?
O cigarro já é um vício antigo e enraizado na nossa cultura, então não vejo porque insistir em divulgá-lo em propagandas subliminares que serão consumidas mundo a fora. Acho difícil engolir esses editoriais que, apesar de lindos, podiam sim ser um pouquinho mais corretos.
Tirei a postagem do Fakedoll e concordo muito. Todo mundo sabe que não acho que devo dizer o que uma pessoa deve fazer, e é claro, fumar ou não é uma escolha de cada pessoa (mesmo que isso valha belas fotos e principalmente, muito dinheiro).
Tá aqui outras fotos que achei da Kate Moss desfilando com um cigarro, apesar de que everybody knows que Kate Moss não é das mais certinhas.
É isso aí, people.
Izza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário