quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Clipes Interativos

Pra você ler este post, o requisito é ter Google Chrome. Tou brincando, mas eu realmente indico que vocês baixem o Chrome nem se for só pra assistir esses clipes que vou citar agora.. eu garanto: vale muito a pena!
Pois bem, vamos começar logo:



Essa história de clipe interativo, na minha vida, começou com o Mu me contando do novo clipe do OkGo, então vamos começar por ele. A música é All is not lost e você já começa escrevendo o que quiser. Depois que começar, não mexam em nada, porque a primeira vez que eu vi, só abriu uma tela (e mesmo assim eu achei lindo, mas compensa não mexer em nada e ver o resultado de cara). Como do OkGo vocês já têm de esperar um clipe absolutamente incrível, não foi diferente com esse. Coreografia, filmagem, produção, edição e música perfeitos. Fiquei de boca aberta quando terminou.  





No clipe do Arcade Fire, da música “we used to wait”, tudo começa com você escrevendo seu endereço no site (você vai digitando e ele já aparece embaixo) e depois o seu clipe carrega (não se assuste pois abrirão diversas páginas do seu Google Chrome). Eu achei incrivelmente criativa a ideia do clipe e achei muito bem feito por ter várias páginas se “completando”. No fim tem a parte em que você só rabisca  escreve uma carta para seus herdeiros (a-hã). É uma experiência muito legal, vale a pena! 




Mas essa não foi a primeira experiência interativa do Arcade Fire. Em 2007 a banda criou um hotsite, para divulgar o single Neon Bible, com imagens do rosto e das mãos do vocalista. De acordo com o movimentos e os cliques do mouse sobre elas há o controle sobre os movimentos do vocalista. Gostei dos movimentos e é possível ir descobrindo bastante coisas dependendo de onde clica ou por onde passa o cursor.. Muito legal.



Na música “3 dreams of Black” do Rome, é meio estranho e não gostei muito. Você controla o que seria o “olhar” dela, mas o ângulo de visão é pequeno na maioria do tempo e as imagens são muito falsas e ficam todas deformadas. Mas dá pra conhecer e talvez vocês gostem. 



A cantora Lissie produziu para a música Cuckoo, um clipe interativo conectado ao GoogleMaps e a um site que informa a temperatura climática. Assim, dependo do clima da cidade que você escolher no mapa o cenáriom muda. Foram criados cinco cenários para o clipe que dão conta de todas as condições climáticas fornecidas pelo site. A cada nova escolha no mapa, um “homem-do-tempo” aparece dando informações sobre o tempo. Não gostei muito, mas foi bacana a mudança dependendo do tempo.




A interatividade do vídeo de October, da banda Broken Bells, se baseia nos movimentos do mouse que produz um rastro de luz que percorre objetos e o espaço do vídeo. A idéia é bem simples mas ficou bacana.




No clipe da música I’ve Seen Enough da banda Cold War Kids, foi filmado cada integrante do grupo separadamente, com seu instrumento, em um palco escuro. No hotsite eles aparecem dispostos lado a lado, mas cada um independe do outro. Assim, você pode montar o clipe de sua preferência. É só escolher a cor que aparece em cima dos integrantes para mudar as faixas. Você ainda pode clicar nos músicos para ativá-lo ou desativá-lo, por exemplo, tirar o vocal ou a bateria.  Adorei porque assim a interatividade não está apenas no vídeo mas também na música que vai se modificando de acordo com as suas escolhas.




O mais recente clipe interativo produzido é para Ain´t No Grave, última faixa gravada por Johnny Cash antes de sua morte em 2003. O site The Johnny Cash Project permite que fãs do mundo inteiro colaborem com o vídeo enviando um desenho feito a partir de algumas imagens em preto e branco de Cash durante a carreira. Para participar basta desenhar on-line o frame escolhido através de uma ferramenta disponível no site. As imagens mais votadas são incluídas no clipe que está em constante mudança. Você ainda pode escolher se quer assistir ao vídeo com desenhos mais realistas, mais abstratos entre outras opções. É bem bacana, mas mais bacana ainda pra quem tiver intuito (e capacidade) de desenhar.





No clipe de Knight of Wands, do Au Revoir Simone, você se sente com 7 anos na frente do computador, procurando joguinhos de colorir. Depois que passa essa parte, fica mais legal. Gostei dessas três garotas cantando e esse esquema delas tocarem no mesmo teclado (puxaram pra mim e pro Dudu). Gostei.

Li que existem já versões brasileiras, mas eu não estou disposta a assistir pra contar-lhes, então façam por conta própria. Pelo que eu vi tem de bandinha pequena meio restart, atéeeeeeeee Zezé de Camargo e Luciano (e não tou mentindo!).

Perdão pela forma que isso foi redigido, com os links todo escrito e coisa e tal, mas o que vale é o conteúdo, NÃO É MESMO, PESSOAL? 

Izza.

Nenhum comentário: